"A Invenção do Séc. XX. Carl Einstein e as Vanguardas" no Museu Rainha Sofia
"A Invenção do Séc. XX. Carl Einstein e as Vanguardas"
12 Nov 2008 a 16 Fev 2009
Museu Nacional Centro de Arte Rainha Sofia
O historiador e crítico de arte Carl Einstein foi uma das mais importantes e multifacetadas personalidades da arte da Vanguarda do século XX. Os seus livros, artigos e ensaios foram peças essenciais para o estudo crítico das vanguardas. Eles reflectiam a introdução da arte no Oeste Africano ou a adopção do movimento cubista como um todo. A sua obra intelectual, redescoberta nas últimas décadas, é objecto de uma homenagem ao Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia. Esta é a primeira exposição, a nível internacional, que fornece uma descrição visual da obra de Einstein, uma figura-chave nas artes visuais, mas também na literatura, teatro, cinema e política.
"A Invenção do século XX. Carl Einstein e as Vanguardas" mostra obras significativas dos mais importantes artistas da vanguarda, que Einstein conheceu e sobre cujas trajectórias reflectiu e escreveu. As 120 peças expostas reunem Braque, Dalí, Grosz, Leger, Miró, Picasso, Rousseau, Otto Dix e Paul Klee, entre outros. A exposição está organizada em secções sobre escultura Africana e Oceânica, Dadaísmo e Verismo, Cubismo, Surrealismo e arte durante a Guerra Civil Espanhola onde Einstein esteve envolvido no conflito como técnico de guerra, em 1936.
As obras estão acompanhadas de material documental, nomeadamente "A Arte do Século XX" (1926), o trabalho que o converteu como um dos principais historiadores da vanguarda e a revista "Documents" (1929-30), sobre o surrelismo. O espectador é confrontado com uma retrospectiva da arte do século passado.
Local: MNCARS. Edifício Nouvel 1
Data: 12 Novembro 2008 a 16 Fevereiro 2009
Horário: segunda a sábado, 10.00h - 21.00h | domingo: 10.00h - 14.30h | terça - fechado
Organização: Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia
Comissério: Uwe Fleckner
Coordenação: Rafael Garcia Horrillo